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sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Um bom exemplo


Elano iniciou rifa de seu automóvel Maverick para ajudar projeto social em Rio Claro-SP
Elano iniciou rifa de seu automóvel Maverick para ajudar projeto social em Rio Claro-SP
30/11/2012 - 10h07 

Elano rifa Maverick 'de estimação' para auxiliar projeto social no interior paulista

Do UOL, em Porto Alegre
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O meia Elano, que atualmente defende o Grêmio, iniciou nesta quarta-feira uma rifa de seu automóvel 'de estimação'. Um Maverick, sob cuidados do atleta, está disponível como prêmio máximo no sorteio cujos bilhetes custam R$ 25. Ao todo foram disponibilizados 10 mil bilhetes e outras premiações também fazem parte do sorteio. Os fundos arrecadados serão destinados ao projeto social do Padre Jucelir, de Rio Claro, no interior de São Paulo.
  • Divulgação/site oficial Padre Jucelir
    Elano costuma participar de eventos e apoiar o projeto social do Padre Jucelir, em Rio Claro-SP
  •  

O projeto oferece cuidados especiais às famílias carentes do município. Além disso propõe cursos profissionalizantes. Elano apoia, principalmente, questões esportivas, como incentivo a crianças da região. Inclusive esteve presente na inauguração de um ginásio na cidade.
"Rifando meu Maverick para o projeto com meu amigo Padre Jucelir de Rio Claro", postou o jogador em seu perfil no Twitter, além de uma foto do veículo.

A compra de bilhetes corre através do telefone (19) 3524 4305. Além do carro de Elano, os demais prêmios são eletrônicos como tablet e notebook, além de uma moto e um crucifixo de ouro usado pelo Padre.

O meia do Grêmio, inclusive, comparece em eventos do projeto quando possível. "Assim é a missa toda segunda-feira em Rio Claro, saudades! Padre Jucelir. Projeto começou assim, hoje temos mais de 100 atletas", escreveu ao postar uma foto das ações realizadas em Rio Claro.

O sorteio será realizado no dia 30 de março. Elano, enquanto ocorre a rifa, está concentrado com o Grêmio para o Gre-Nal deste domingo. O jogo ocorre às 17h, no estádio Olímpico e marcará a despedida da casa gremista. 
Fonte : uol

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

brasileiro sempre dá um jeitinho


Como trocar o pneu furado passo a passo



mais um post dedicado as mulheres
fonte:http://unicariguatu.hd1.com.br



Só de imaginar o pneu furado você já entra em desespero? Eu também pensava assim! Quando decidimos fazer o passo a passo da troca de um pneu, a primeira frase que veio a minha cabeça foi: "puts, sobrou pra mim". Para minha surpresa, não é difícil. Cansativo? Sim, um pouco. Com certeza ligar para o socorro do seguro ou para o marido, pai ou namorado é tentador, mas às vezes vale mais a pena fazer um esforço do que ficar correndo riscos na rua enquanto espera o “salvamento”.

Nos dias de hoje, saber trocar um pneu é questão de segurança e, com as dicas que descolamos especialmente pra vocês, fica muito mais fácil. Ficou interessada? Então embarque com a gente, leia o especial ilustrado e aprenda a executar a tarefa de maneira rápida e sem arruinar a manicuri!
1. Ao perceber o problema, ligue o pisca alerta e siga devagar até encontrar um lugar seguro, iluminado e com piso firme para encostar o carro. Antes de iniciar o procedimento, verifique se o freio de mão está bem puxado e deixe a primeira marcha engatada. Sinalize o problema colocando o triângulo a 20 metros de distância do veículo;

2. Guardar um par de luvas no veículo é uma dica que pode salvar suas unhas em situações como esta. A melhor hora para colocá-las é agora, antes mesmo de começar a sujar as mãos. Confira se a chave de roda e o macaco, as ferramentas necessárias para a troca do pneu, estão no carro. No Peugeot 206, carro usado no passo a passo, a chave de roda fica escondida na parte interna do pára-choque;


3. Já o macaco fica guardado embaixo do carro, junto com o estepe e a tarefa de pegá-los não é das mais fáceis. É preciso soltar um parafuso que fica embaixo do carpete do porta-malas, perto do trinco, usando o lado oposto da chave de roda que vem no veículo. Na maioria dos carros vendidos no Brasil, o estepe fica acomodado dentro do porta-malas e é mais fácil de pegar;

4. O próximo passo é colocar o macaco, mas antes suba-o cerca de um palmo porque girar a manivela quando ele está muito baixo é difícil. Depois coloque o macaco embaixo do carro, prestando atenção para deixá-lo no local certo de encaixe, indicado por uma flexinha perto do pneu. Gire a manivela e suba um pouco, até deixar o macaco firme entre o chão e o carro, mas sem tirar o pneu do chão ainda.


5. Depois de firmar o macaco, é hora de soltar os parafusos da roda. Em alguns carros os parafusos vêm com uma capa protetora, que deve ser retirada com uma pinça especial que vem com o veículo se a roda for original. Guarde-os em um local seguro. Para soltar os parafusos, encaixe a chave de roda e tente girar no sentido anti-horário. Se estiver muito duro use o peso do corpo, pisando na chave. Solte-os levemente.

6. Volte para o macaco e gire a manivela até que o pneu desencoste do chão. A dica aqui é evitar subir muito, para não ter muito trabalho na hora de descer. Em seguida volte aos parafusos e gire-os um a um até que a roda seja solta. Guarde-os junto às capinhas, para não perder. Quando a roda soltar, puxe-a com as duas mãos tomando cuidado para ela não cair em cima de você.

7. É hora de pegar o estepe. Para movê-lo, coloque-o de pé e vá girando até deixá-lo o mais próximo possível do eixo. A dica agora é deixar o estepe firme e voltar para o macaco. Desça-o até que o eixo e o estepe se encaixem, sem que seja preciso levantar a roda, que é pesada. Pegue um parafuso, localize uma rosca e aperte-o, no sentido horário, ainda com a mão. Um a um coloque os parafusos restantes e aperte-os um pouco, ainda com a mão, cuidando apenas para não desequilibrar o carro, que está suspenso apenas pelo macaco.

8. Desça totalmente o carro girando a manivela do macaco. Pegue a chave de roda e aperte os parafusos. Ao contrário de que se pensa, não é preciso usar muita força para rosqueá-los. A dica para apertar bem sem fazer força está na maneira de apertar. Comece girando um dos parafusos até não conseguir mais. Passe para o do lado oposto e faça o mesmo. Aperte os outros dois e volte para o que foi apertado por primeiro. Force mais um pouco e siga para o oposto novamente e depois para os outros dois. Repita esta ordem até sentir que eles não apertam mais.

9. Pegue o macaco, recolha-o totalmente e guarde no carro. Guarde também a chave de roda e o triângulo. Não perca tempo tentando colocar o pneu furado no lugar do estepe porque ele deve ser arrumado o mais rápido possível, evitando assim, gastar o estepe desnecessariamente. Jogue-o no porta-malas. Se o seu carro é um Peugeot 206, não esqueça de recolher a grade do estepe, embaixo do carro.
10. Pronto! O pneu está trocado e você já pode ligar o carro e seguir pra casa triunfante!

domingo, 18 de novembro de 2012

tabela de licenciamento e inspeção veicular




TABELA DE LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS
 (AUTOMÓVEL, MOTO, PICK-UP e ÔNIBUS)

CALENDÁRIO INSPEÇÃO VEICULAR
(APENAS PARA SÃO PAULO)
FINAL PLACAMÊSPRAZO DA INSPEÇÃO
1ABRIL01/02 à 30/04
2MAIO03/03 à 31/05
3JUNHO02/04 à 30/06
4JULHO03/05 à 30/07
5AGOSTO01/06 à 31/08
6AGOSTO01/06 à 31/08
7SETEMBRO02/07 à 30/09
8OUTUBRO03/08 à 31/10
9NOVEMBRO02/09 à 30/11
0DEZEMBRO03/10 à 31/12
TABELA DE LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS
 (CAMINHÃO)
CALENDÁRIO INSPEÇÃO VEICULAR
(APENAS PARA SÃO PAULO)
FINAL PLACAMÊSPRAZO DA INSPEÇÃO
1 e 2SETEMBRO02/07 à 30/09
3, 4 e 5OUTUBRO03/08 à 31/10
6, 7 e 8NOVEMBRO02/09 à 30/11
9 e 0DEZEMBRO03/10 à 31/12

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Que nome você daria ao seu fusca ? Deixe o seu comentario


lugar de mulher é na oficina ?





Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área 
automotiva , a presença feminina tem aumentado ano a ano. 
De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas 
neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, 
repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos 
cresceram  1480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.



Lá se foi o tempo em que se via como coisa incomum uma mulher ao volante. Hoje, temos exemplos da presença feminina nas mais diversas áreas, tidas até então como domínio masculino. E a oficina mecânica é uma delas.

Quando se fala de mulheres na oficina, pensa-se em "secretária", "faxineira", "recepcionista" e o mais comum é e estampada em pôster de calendário em poses sensuais. Mas porque não efetuando um reparo em um carro?
Tenho uma oficina juntamente com meu pai. Negócio humilde, porém com visões bem amplas, e uma dessas visões, é a de que no decorrer do crescimento da nossa oficina, pretendo recrutar e selecionar mulheres para funções prática direta na reparação automotiva.
Tenho motivos óbvios para acreditar nessa idéia, e são eles:
  • Mulheres são mais atenciosas
  • São mais pacientes
  • Mulheres têm natureza de limpeza e organização
  • Não têm vergonha de pedir ajuda ou admitir que não sabe (quando for o caso)
  • Biologicamente mulheres têm visão periférica mais eficiente (enxergam mais detalhes)
  • Na maioria das vezes mulheres são obsecadas pela perfeição.




Resumindo: Mulheres dariam um "show" nos homens, se invadissem de vez o ambiente automotivo na área da reparação.
Sem contar que o ambiente de trabalho fica mais receptivo, uma vez que, mulheres ocupam cada vez mais o lado do motorista nos dias de hoje e por isso, a dona de um veículo ficaria muito mais à vontade para explicar um problema em seu carro para o reparador se o mesmo for uma mulher.
Já existem mulheres seguindo a profissão de mecânica automotiva, não chega a ser uma novidade, porém seria ótimo se isso fosse levado a sério e existisse algum tipo de incentivo em cursos para despertar o interesse em jovens, principalmente de classes mais baixas, onde as meninas só encontram como forma de renda sub-empregos, e colocações domésticas.
Uso este blog para repartir minhas opiniões, veicular notícias e dividir informações. E espero sinceramente que o leitor entenda o meu ponto de vista.


Uma boa semana à todos.

fonte :http://sermecanico.blogspot.com.br

cuidado com calibragem dos pneus


Baixa pressão:



1-      Aceleração do desgaste do pneu (Borracha trabalha mais quente)


2-      Desgaste rápido nos ombros.


3-      Maior consumo de combustível (Maior resistência ao rolamento)


4-      Perda de estabilidade nas curvas (Menor área de contato com o solo)


5-      Direção pesada nas manobras.


6-      Possíveis rachaduras na carcaça, na lateral (Maior flexão e calor)


7-      Poderá causar deslocamento entre lonas. (flexão e calor)


8-      Desgastes prematuros nos terminais de direção.


9-      Aumento de risco de cortes nos pneus nos impactos.



Alta pressão:



1-      Desgaste mais acentuado no centro do pneu.


2-      Perda de estabilidade nas curvas.


3-      Rachadura entre os sulcos (“estiramento” excessivo).


4-      Maior propensão a danos nos componentes e estouro de pneus (apenas para pneus muito inflados) por impactos (menor absorção)


5-      Desconforto na dirigibilidade (veículo “duro”- “pulando”)

injeção eletrônica o que é isso?



A injeção nada mais é que um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor a explosão. Ela surgiu como uma melhoria do antigo carburador, que em determinado momento da indústria automotiva não conseguia suprir as necessidades dos novos veículos, principalmente no que se refere à emissão de gases poluentes e também economia de combustível.

O motor necessita de uma mistura ar/combustível perfeita em todos os regimes de trabalho. Era isso que o aposentado carburador, por melhor que fosse e por mais que estivesse com a regulagem no melhor acerto não conseguia obter com êxito. Essa mistura é conhecida no jargão técnico por mistura estequiométrica.
Quando o motor começa a funcionar os pistões sobem e descem dentro dos cilindros. Um sensor, chamado de sensor de rotação, sinaliza para a central de comando a rotação em que o motor se encontra, o que representa o quanto os cilindros estão subindo e descendo. A central analisa ao mesmo tempo o fluxo de ar medido pela borboleta de aceleração. Esse ar foi aspirado da atmosfera e vai para o interior dos cilindros. Com a informação do volume de ar admitido a central permite que as válvulas de injeção liberem a quantidade ideal de combustível, gerando a mistura de ar/combustível perfeita.


Conforme o motor é exigido a central vai calculando essa mistura, procurando mantê-la sempre na proporção ideal. Esse esforço busca alcançar o melhor rendimento, privilegiando a economia de combustível, porém, sem comprometer a emissão de gases poluentes. Esse procedimento é efetuado varias vezes por minuto.

O sistema de gerenciamento eletrônico faz a leitura por meio de sensores, que nada mais são do que componentes instalados em vários pontos do motor. Eles são os responsáveis por enviar informações à central. O mais conhecido deles é a sonda lambda ou sensor de oxigênio, que fica localizado no escapamento do automóvel. Ele informa a presença de oxigênio nos gases de escape para detectar se a mistura está rica ou pobre. Quanto mais rica, significa que foi utilizado mais combustível do que ar e pobre é o inverso.
o termo injeção eletrônica é dado pois o combustível  é injetado no coletor de admissão , por uma válvula injetora eletrônica (bico injetor ) que é gerenciado eletronicamente por uma central (modulo de injeção)


domingo, 11 de novembro de 2012

funcionamento de um motor de combustão interna

video muito bom

DICAS - Economia de combustível


Na partida, não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente sem exigir grande potência do motor nos primeiros metros.
No transitomantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos. Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível).
Velocidade, o consumo aumenta muito em velocidades altas, em alguns motores entre 100 e 130 o consumo aumenta 25%.
Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.
Gasolina, utilizar sempre gasolina sem chumbo.
Evitar Cargas e colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível. Não esquecer cargas inúteis dentro do veiculo (evite o aumento de peso desnecessário).
Mecânica, é fundamental verificar pelo menos uma vez por ano os elementos essenciais, afinação do motor, troca de filtros (um filtro sujo diminui o rendimento do motor), etc.
Se o motor tiver velas que já não funcionam bem, desregulagem no sistema de injeção de combustível ou mau funcionamento na exaustão de gases, você estará jogando fora 15% ou mais de seu combustível.
Se os pneus estiverem abaixo de sua calibragem recomendada pelo fabricante, eles trarão mais resistência para rodar e você estará perdendo (alem dos pneus) 5% do combustível.

Se as rodas estiverem fora de alinhamento, você estará perdendo (alem dos pneus) pelo menos 2% do combustível.
Obs . arrancadas fortes e grandes freadas: fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.

dica boa sobre extintores

Verificar o prazo de validade e o marcador de carga são algumas das dicas.

O extintor de incêndio do carro não tem vida muito fácil. Apesar de ser esquecido na maioria das vezes, precisa estar sempre em bom estado para não falhar se acontecer alguma emergência. A data de validade é um dos pontos a serem verificados. Outro dado importante: para ser eficaz e evitar multas, o ponteiro do mostrador deve sempre indicar a faixa verde, o que siginifica que ainda está com carga.
Para quem não sabe, o equipamento direcionado para os veiculos automotores tem material misto, capaz de apagar incêndios de qualquer tipo de componente (seja ele plástico, borracha ou químico). A localização padrão é no chão do carro, junto a coluna frontal direita. Em outras situações, ele também pode ficar em baixo do banco do passageiro, ou do motorista, dependendo da montadora.
O site do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo também indica algumas dicas referentes a forma correta de utilização do extintor. O ideal na hora da aplicação é manter uma distância de segurança de alguns metros. Posicione o bico de saída, direcionado para o foco do fogo e de maneira firme pressione a alavanca de disparo. Vale lembrar que o extintor de incêndio do carro é um auxiliar na hora do aperto. O melhor é, dependendo da gravidade do problema, entrar em contato rapidamente com os bombeiros e solicitar o socorro.
vale lembrar que ao comprar fazer a troca do extintor retire ele da embalagem plastica pois caso não o faça implicara em multa 

sábado, 10 de novembro de 2012

uma explicação basíca sobre as luzes que acendem no painel


Este é um pequeno guia para ajudar você a identificar a infinidade de luzinhas que acendem e apagam no painel do carro. Vamos começar pelas mais básicas:




1. Luz indicadora de temperatura alta - Problema grave no sistema de arrefecimento, pode ter furado uma mangueira do radiador, melhor parar o carro e chamar socorro. Se você persistir, o aquecimento excessivo poderá danificar seu motor e causar um bom prejuizo.
2. Check de motor ou luz de injeção - Ela acende para avisar que há algum problema com o sistema de injeção. Nada muito grave, dá até para continuar rodando assim, mas é preciso descobrir o que houve, pois seu carro começará a gastar muito combustível e a emitir muita fumaça e aí, já viu... o Kassab vai ficar bravo.
3. Luz da pressão do óleo - Problema grave, a pressão do óleo caiu. Isso significa que há pouco óleo no motor ou a bomba de óleo quebrou. Pare o carro e chame o socorro.
4. Farois acesos - nada grave.. ;-)
5. Portas abertas - Alguma porta do carro não foi fechada corretamente e poderá abrir em movimento. Dependendo de quem cair na rua, poderá ser muito grave.
7. Luzes do pisca estão ligadas, faça a curva (para o lado certo) ou desligue-as.
8. Farol de neblina está ligado. Em alguns casos, ligar os farois de neblina também significa ligar uma lâmpada vermelha na traseira do carro que perturba bastante se não tem neblina nenhuma. Então procure usar o equipamento no momento correto.
9. Luz de aviso do freio - Ou o freio de mão está puxado ou há problemas com seu sistema de freios. Está na hora de visitar a Automatik o quanto antes. Reduza a velocidade antes para não passar reto.
10. Luz de aviso da bateria - Se acender enquanto você está rodando, a bateria não está recebendo carga. O carro continuará funcionando (mal), mas toda a parte elétrica pode ficar comprometida e a bateria irá descarregar rapidamente. Visite o auto-elétrico o quanto antes, talvez o alternador tenha ido pro espaço..
11. Pisca alerta - use somente com o carro parado. Ligar o pisca alerta com o carro em movimento (como em dias de neblina ou de chuva, por exemplo), é um perigo muito grande, pois os outros motoristas podem pensar que você está parado e provocar um acidente.


12. Luz do ABS - ABS é o sistema que impede que as rodas do carro travem numa freada mais forte, com o chão molhado, por exemplo. Isso evita que seu carro escorregue e corra o risco de você perder seu controle. Quando você liga o carro a luz acende e logo apaga para fazer uma checagem, mas se ela insiste em ficar acesa, então há algo errado com o sistema ABS que precisa ser checado.
13. Luz de falta de combustível - Não precisa explicar muito, não é? Alguns carros flex também tem uma parecida que indica a falta de gasolina no reservatório de partida a frio. Sem essa gasolina, o carro fica muito difícil de pegar de manhã cedo.
14. Luz de aviso padrão - Ou luz do "algo errado". Esse é um aviso genérico que pede sua presença na oficina, será que você não trancou o cachorro no porta-malas?
15. Luz de problemas no módulo eletrônico - Alguns carros automáticos possuem apenas um módulo para gerenciar tanto a transmissão automática quanto a injeção eletrônica (e demais funções do veículo). A luz indica que algo errado está acontecendo, sugiro comparecer a Automatik o quanto antes.
16. Lampadas queimadas - Alguns carros possuem este recurso que avisa se alguma lâmpada queimou.
17. Luz de problema no circuito elétrico - Esse aviso indica que há algum problema elétrico, visite o auto-elétrico.
18. Aviso do cinto de segurança aberto- Aperte o cinto! Não sabe que além de perigoso é proibido andar sem o cinto de segurança?
19. Air bag com problemas - Não é uma emergência, mas quando essa luz não quer apagar, provavelmente o air bag não irá funcionar em caso de colisão.
20. Air bag lateral com problemas - O mesmo que acima, para airbag lateral, presente em alguns carros mais bacanas.
21. Baixa pressão nos pneus - Alguns carros tem isso também, indica um pneu murcho. Procure manter os pneus calibrados, pneus vazios desgastam-se irregularmente, fazem o carro gastar mais combustível e podem provocar acidentes.

22. Desembaçador do parabrisas - Indica que o desembaçador do parabrisas está ligado.
23. Desembaçador traseiro - Essa luz acende para avisar que o desembaçador do vidro de trás está ligado.
24. Luz Overdrive desligado - Overdrive é a marcha mais longa de um câmbio automático. Algumas transmissões tem um botãozinho que permite que essa marcha nunca engate para evitar excesso de mudanças, quando andando no trânsito da cidade, por exemplo. Se você for pegar a estrada, é melhor ligar o Overdrive, isso ajudará a andar mais rápido e gastando menos combustível.
25. Luz de aviso da cadeirinha do bebê - Alguns carros tem isso também, se a cadeirinha do bebê não estiver corretamente instalada, a luz pode acender, só espero que isso aconteça antes do bebê aparecer perto do seu sapato.
26. Luz da tração integral - Essa luz indica que você ligou o 4x4 do seu carro. AWD quer dizer All Wheel Drive, tração em todas as rodas. Use isso somente se você precisar atravessar um trecho de lama (já que neve vai ser meio difícil aqui na Sambalândia). Se você deixa o 4x4 ligado o tempo todo (a não ser que seu carro conte com tração integral computadorizada), vai ver só o tamanho da conta de combustível no fim do mês e ainda vai tornar suas manobras mais difíceis de fazer.
27. Luz do esguicho do parabrisa - indica que você está jogando aguinha no parabrisas e os limpadores estão funcionando. É sempre bom manter o reservatório cheio, nunca se sabe se um pombo malvado irá fazer as necessidades no seu vidro, ainda mais com essa proliferação de idosos que os alimentam.
28. Luz do fluido de freios - Uma luzinha rara, indica que há problema com o fluido de freio, leve o carro para a Automatik.
29. Piloto Automático ativado - Indica que o sistema que mantém a velocidade constante sem necessidade de pisar no acelerador está ativado. Isso não quer dizer que você pode largar o volante, mas ajuda muito a não receber multas por excesso de velocidade.
30. Luz das travas de segurança das portas traseiras - Se estiver aceso indica que as portas traseiras não podem ser abertas pelo lado de dentro. As pessoas que lá estiverem ficarão confinadas. Isso é muito bom para evitarmos a perda de filhos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

luz de óleo piscava mesmo com carro desligado

 

as vezes quando eu desligava o veiculo (corsa 1.4 2008)  a luz dava uma leve piscada .
comecei os testes desligando o interruptor de óleo  a luz não acendeu mais , porem o problema não estava no interruptor (liguei-o  novamente)
e a luz continuava piscando fraquinha com o carro desligado,  decidi conferir os aterramentos e pra minha surpresa  aquele que fica ao lado da bateria estava totalmente deteriorado .
a solução foi simples refazer o aterramento.
 fique atento!!!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

qual é a função do hidrovacuo

o hidrovacuo um servo mecanismo montado no sistema de freios que reduz o esforço físico exigido ao motorista para carregar no pedal dos freios. Consiste num cilindro onde se encontra um pistão ou diafragma. Quando o ar é extraído de uma das extremidades do cilindro e a pressão atmosférica é admitida na outra, a diferença entre as pressões dos dois lados do pistão (ou do diafragma) pode ser utilizada para facilitar a aplicação dos freios, como complemento da força física exercida pelo motorista sobre o pedal de freio. 
Todos os sistemas assistidos são acionados pelo motor. O tipo mais comum destes sistemas utiliza o vácuo parcial criado no coletor de admissão, outros utilizam uma bomba de vácuo independente. 
Num sistema simples, o motor aspira ar de ambos os lados de um diafragma (ou do pistão principal), o qual é mantido em estado de equilíbrio até ser aplicado o pedal de freio. Em consequência, a pressão atmosférica é admitida de um dos lados, enquanto no outro permanece um vácuo parcial, pelo que o diafragma se move exercendo pressão sobre um pistão servo Essa pressão reforça a força aplicada pelo motorista. 


caixa de fusiveis linha fire


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

troca da correia dentada renault


troca de correia Motores 1.0 e 1.2 16V renault Kangoo Express



Motores 1.0 e 1.2 16V
Renault: Clio II 1.0 16V, Kangoo 1.0 16V, Express 1.0 16V e Twingo 1.2 16V Peugeot: 206 1.0 16V
Considerações iniciais sobre o sistema

 de correia renault
As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são:

A polia do eixo comando de válvulas e a engrenagem do virabrequim são chavetadas. Isso facilita o sincronismo e a troca da correia. Nesses veículos não há necessidade de utilização de ferramentas especiais para sincronizar o motor.

Um dos principais pontos de sustentação do motor está na capa de proteção superior da correia. Por isso, para se retirar a correia ou qualquer um de seus rolamentos ou engrenagens, deve-se apoiar o motor (conforme explicaremos nos itens a seguir).

No Peugeot 206 1.0 16V, após a substituição da correia sincronizadora é necessário apagar, “resetar”, a indicação de revisão periódica do painel de instrumentos (vide dica no final do procedimento).

Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada

Posicione o veículo em um elevador automotivo; Retire a proteção do cárter, a roda dianteira direita e o protetor interno ao pára-lama (figura 2);

Apóie o motor pelo cárter utilizando-se de um macaco jacaré, por exemplo;

Com o motor apoiado retire seu suporte de sustentação superior (figura 1);

Retire a capa superior de proteção da correia dentada (figura 1);

Gire manualmente o motor até que a marca (triangular) existente na polia do eixo comando alinhe-se com a referência fixa existente na parte traseira da capa superior da correia (figura 3);

Nessa condição, a marca da polia do virabrequim deve alinhar-se com a referência existente na capa de proteção inferior da correia dentada (figura 3).
Com a correia já exposta, confira atenciosamente se as referências móveis existentes na polia do eixo comando e na engrenagem do virabrequim alinham-se com suas respectivas referências fixas (vide vista geral da correia);


Solte a porca de fixação do tensionador da correia dentada. Com uma chave Allen de 6mm, posicione o tensionador em sua posição de mínimo tensionamento. Com um pino de aproximadamente 1mm trave-o nessa posição (figura 5). Com o tensionador travado retire a correia dentada;

Instale a nova correia no sentido anti-horário, começando pela engrenagem do virabrequim. Além disso, observe o lado (setas) e a posição (marcas) de montagem da correia (figura 6);

Com a correia já instalada, destrave o tensionador de sua posição mínima. Com uma chave Allen posicione o tensionador em sua posição de máximo tensionamento (figura 5). Aperte a porca de fixação do tensionador, com um torque de 30 N.m ou 3 Kgf.m;

Retire a ferramenta de travamento da árvore de manivelas (figura 4);

Dê dois giros manuais (voltas completas) no motor e posicione o tensionador em sua posição ideal de tensionamento (figura 5);

Reposicione atentamente a correia em sincronismo (vide vista geral da correia);
Instale novamente a ferramenta de travamento da árvore de manivelas;


Reinstale as capas de proteção da correia. Reinstale a polia do virabrequim (torque recomendado: 20 N.m (2 Kgf.m) + 90 graus angulares);

Retire a ferramenta de travamento;

Reinstale o que foi retirado.

No Peugeot 206 1.0 16V, quando faltam menos de 1000 Km ou o prazo de revisão do

veículo expira, observa-se que: o indicador de manutenção periódica permanece aceso por cinco (5) segundos toda vez que é ligada a ignição (figura 7).

Como apagar "resetar" a indicação de manutenção periódica 1 - Com a chave de ignição desligada, aperte o botão (1) e mantenha-o apertado (figura 7); 2 - Ligue a chave de ignição, sem soltar o botão (1), e aguarde até que comece uma contagem regressiva de 10 segundos. Passados os 10 segundos o display irá sinalizar [ = 0 ] e o indicador de manutenção desaparecerá; 3 - Solte o botão (1). Desligue a ignição. 
 de correia renault2 de correia renault 3 de correia renault 4 de correia renault 5