Seguidores

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cuidado quando for fazer uma partida auxiliar


Com a chegada do inverno começam a aparecer os problemas com as baterias dos carros, fazendo com que muitos motoristas fiquem na mão e se obriguem a recorrer aos carregadores de baterias ou à famosa “chupeta”.

Chupeta na Bateria

A chupeta consiste em utilizar a carga de uma bateria auxiliar para dar a partida em um carro que esteja com a bateria descarregada. O termo chupeta é utilizado porque uma bateria “chupa” a carga da outra. – Não é nada do que você estava pensando!
Quem entende um pouco de eletricidade sabe que a chupeta é apenas uma ligação de duas baterias em paralelo, muito simples de se fazer.
Já um leigo pode transformar esta simples ligação em um incêndio de grandes proporções, vindo a destruir dois automóveis, como aconteceu na foto acima. Segundo comentários que circulam na internet, estes carros da imagem foram incendiados porque alguém inverteu a polaridade dos cabos na hora de fazer uma chupeta.

Chupeta com Segurança

É muito comum que motoristas ou até mesmo profissionais façam a chupeta conectando os cabos diretamente nas duas baterias, unindo positivo com positivo e negativo com negativo. Esta ligação realmente é muito simples de fazer e funciona, contudo oferece risco à segurança da pessoa, pois ela fica muito próxima da bateria, sem a possibilidade de se proteger de uma possível explosão.
Explosão?! – Sim, a bateria de um carro acumula gases e pode explodir quando está com problemas.
Considerando que uma bateria descarrega completamente quando está fora de suas condições normais de funcionamento, realizar uma chupeta para tentar recarregá-la é um procedimento de risco.
Como fazer chupeta bateria carroSabendo dos riscos envolvidos em realizar uma chupeta, é possível adotar uma medida de segurança para minimizar os riscos de ferimentos durante o procedimento.
A imagem acima demonstra os passos que devem ser seguidos para fechar o circuito e realizar a famosa chupeta. Confira a sequência:
  1. Conecte uma das garras do cabo vermelho no pólo positivo (+) da bateria descarregada;
  2. Conecte a outra garra deste mesmo cabo vermelho no pólo positivo da bateria carregada;
  3. Conecte uma das garras do cabo preto no pólo negativo (-) da bateria carregada;
  4. Conecte a outra garra do cabo preto em uma parte metálica do motor do carro que está com a bateria descarregada. Quanto mais distante da bateria este cabo for conectado, mais segura a pessoa estará.
A grande diferença deste procedimento está na execução do passo 4, no qual a pessoa estará distante dabateria quando o circuito paralelo for fechado, reduzindo significativamente o risco de ferimento em caso de uma possível explosão causada pelo início da carga da bateria danificada.
Cabo chupeta bateria carro
Cabo para chupeta
Além da sequência de passos para conexão das baterias, também é importante ficar atento a alguns detalhes para evitar danos ou dificuldades durante a chupeta, sendo:
- As baterias possuem indicação sinal de (+) e (-) junto aos pólos positivo e negativo. Se você é leigo procure esta indicação nas duas baterias e somente realize a conexão quando estiver certo sobre a polaridade de cada conector. Lembre-se de que a inversão de polaridade é o pior de todos os erros e pode destruir os dois carros.
- Utilize cabos específicos para chupeta, não tente improvisar a ligação com fios destinados a tomadas residenciais ou alto-falantes automotivos. Fios muito finos podem sobreaquecer e iniciar um incêndio.
- Desligue o som e outros equipamentos eletrônicos que possam estar ligados nos dois carros;
- Verifique a chave das luzes do carro que está com a bateria descarregada, certificando-se de que elas estão desligadas;
- Depois que as baterias estiverem conectadas, dê a partida no carro que está com a bateria carregada e deixe-o funcionando por aproximadamente 5 minutos antes de dar partida no carro que está com a bateria descarregada. Assim a bateria receberá uma pequena carga antes da partida;
- Quando o carro com a bateria descarregada começar a funcionar, desligue os cabos da chupeta, evitando que qualquer diferença de potencial entre os alternadores dos carros venha a danificar algum componente dos mesmos.
Caso o motorista saiba que a bateria descarregou porque esqueceu algo ligado, como as luzes ou o som, basta rodar alguns quilômetros com o carro para efetuar a carga. Já nos casos em que não é possível identificar o motivo do descarregamento é recomendado procurar uma auto-elétrica para realizar o diagnóstico do veículo.
Não é comum ouvirmos falar sobre acidentes envolvendo baterias, então não há motivos para que os leitores passem a temer a abertura do capô ou qualquer outro contato com os acumuladores de energia. Basta ter em mente que é necessário ter alguns cuidados ao realizar a famosa chupeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário