Seguidores

quarta-feira, 27 de março de 2013

peugeot partner 1.6 16v com problema de aquecimento

O veiculo chegou na oficina com superaquecimento, o dono relatou que já havia trocado a válvula  termostática  junto com o "sensor de temperatura"
 O carro mal subia a temperatura , começava a ferver vazava toda a água
com ajuda do scanner e do multímetro verifiquei que o sensor de temperatura estava trabalhando fora da faixa logo mandava informação errada ao modulo que por sua vez não mandava sinal para atracar o rele da ventoinha
foi só trocar o sensor e o carro funcionou normalmente

terça-feira, 26 de março de 2013

Teste rapido de bobina de ignição

Primeiramente  se o carro não pega e voçe desconfia da bobina esse é um teste rapido se a peça está realmente com defeito
retire o cabo ou um dos cabos da bobina (com cuidado para não levar choque he he) aproximando do terminal da propia

  veja se durante a partida se há centelha , caso não haja com um multimetro teste se está com 12v ou use uma  caneta de polaridade teste a alimentação geralmente são dois fios um positivo e um pulso negativo
se for 3 fios  sera um negativo direto positivo pós contato e um pulso
4 fios um positivo um negativo e dois pulsos
caso a bobina esteja sendo alimentada corretamente e mesmo assim não há faísca o problema logicamente sera na peça


sábado, 23 de março de 2013

Hb20X





Um mercado que movimenta quase 100 mil carros por ano aguçou a filial brasileira da sul-coreana Hyundai a estrear em um nicho de mercado. Após passar a operar por aqui com o lançamento do HB20 no ano passado, o fabricante começará a vender a versão com roupagem aventureira do modelo. Chamada de HB20X, estará disponível em quatro configurações, a partir da última semana de fevereiro.

Com preços que partem de R$ 48.755 e chegam a R$ 54.455, o HB20X também será fabricado em Piracicaba (SP). A Hyundai espera comercializar 10 mil unidades por ano, enquanto os líderes do segmento, Renault Sandero Stepway e VW CrossFox, vendem, respectivamente, 22 mil e 21 mil unidades cada. Os números são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em março, será vez de a versão sedã do HB20 chegar às lojas.

Desde a versão básica, a Style com câmbio manual, o HB20X oferece freios ABS, airbag duplo, alarme, farois de neblina, ar-condicionado manual, direção hidráulica, barra no teto, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD player com bluetooth e acionamento elétrico dos vidros, retrovisores e portas. Opcionalmente, pode receber câmbio automático de quatro velocidades, assim como a topo de linha Premium.

Visualmente, o HB20X se diferencia da versão original pela maior altura do solo (4 cm a mais, totalizando 20,5 cm), proteção lateral, barra no teto, detalhes no interior - como pedais de alumínio, costura dupla dos bancos e CD player com bluetooth. Na parte da frente, a grade e a moldura do farol de neblina seguem o desenho dos utilitários da marca, enquanto a parte de trás conta com um adereço em plástico preto no para-choque.
Para equipar a novidade, a Hyundai escolheu o motor 1.6 16V de 128 cv de potência. Durante o teste drive do modelo com três ocupantes, o HB20X se mostrou ágil para a cidade, mas o motor perde um pouco de força nas retomadas de velocidade na estrada, tanto com transmissão automática como manual. A 120 km/h, a carroceria teve uma leve oscilação, mas que não chega a comprometer a sensação de segurança. A direção hidráulica é leve na medida para manobrar na cidade e ganhar velocidade na estrada.
O conjunto da suspensão, cujas molas foram recalibradas por serem mais longas, tem um bom ajuste e não tende a ser muito rígido nem macio. De acordo com a Hyundai, não há planos para comercializar pneus de uso misto (asfalto/terra), já que a vocação do modelo é essencialmente urbana.
O HB20X conta com garantia de cinco anos sem limite de quilometragem. As revisões possuem preço fixo, sendo que a mão de obra é gratuita nas duas primeiras. Assim como o HB20 e o próximo lançamento da marca, a configuração sedã do modelo, o HB20X será vendido nos distribuidores Hyundai.
Confira os preços do HB20X:
- Style manual - R$ 48.755
- Style automático - R$ 51.955
- Premium manual - R$ 51.255
- Premium automático - R$ 54.455
Pintura:
Metálica - R$ 1.045
Perolizada - R$ 1.245

quarta-feira, 20 de março de 2013

Como Transportar crianças no carro




  Transporte de crianças no automóvel 

Como pais ou futuros pais, está nas nossas mãos garantir e promover a segurança dos nossos filhos, em casa, na escola ou nos seus tempos livres. É também indispensável promover esta mesma segurança quando se trata de transportá-las num veículo automóvel.
Todas as diligências referentes ao transporte de crianças devem ser pensadas e tomadas ainda mesmo antes do nascimento, e adaptadas conforme o seu crescimento.
Por isso, quando se procede ao seu transporte, já da maternidade para casa, o automóvel deve estar preparado para a transportar em segurança!
Não deixe a compra da cadeirinha para última hora: experimente os diversos modelos disponíveis e apropriados à idade, quer na loja, quer no seu carro, antes de a adquirir. Certifique-se que se trata de um produto homologado e que preenche os requisitos que garantem a segurança do seu filho. Apreenda a manuseá-lo correctamente antes de o usar (verifique se é fácil de manusear, de instalar, de fechar e abrir os cintos,…). E acima de tudo, nunca deixe de usar a cadeirinha para transportar uma criança, mesmo que o trajeto seja curto!

Note que, segundo as indicações da Direção Geral de Saúde, as crianças até aos 4 anos de idade deveriam viajar sempre de costas voltadas para o sentido do trânsito, em posição semi-sentada, de modo a garantir um apoio adequado de zonas de grande fragilidade como o são a cabeça, o pescoço e a região dorsal.
De seguida apresentamos algumas regras, obrigatórias, retiradas quer do site da Direção Geral de Saúde quer do site da autoridade nacional de segurança rodoviária . Boa viagem!

Como transportar uma criança num veículo automóvel – Regras Fundamentais de Segurança
  •  A grávida deve usar sempre o cinto de segurança e de modo a que este não atravesse o abdómen. Se for sentada no banco da frente, deve colocar o banco o mais atrás possível, afastando-se o máximo do tablier, e tendo o cuidado de, caso o carro tenha airbag frontal, o desactivar. Na impossibilidade de o fazer, deverá sentar-se no banco de trás.
  •  O bebê, logo à saída da maternidade, deverá ser colocado numa cadeirinha (sistema de retenção para crianças - SRC), voltada para trás e fixa pelo cinto de segurança do automóvel. Se colocada no lugar da frente, NÃO ESQUECER DE DESLIGAR O AIRBAG FRONTAL. Esta cadeira, regra geral, servirá até aos 13 Kg (informação encontra-se impressa no produto). Normalmente, nos primeiros meses de vida, é também necessário o uso de um redutor, que é colocado no interior da cadeira, e que tem como função apoiar adequadamente a cabeça do bebê. Poderá usar, para o mesmo efeito, uma fralda de pano enrolada, que se coloca entre a cabeça do bebê e o encosto lateral da cadeirinha.
  • O uso de uma alcofa rígida (etiqueta E) só é permitido se se tratar do transporte de bebês prematuros ou de baixo peso à nascença. Esta coloca-se no banco de trás, ocupando dois lugares deste. A cabeça do bebê deve ficar sempre virada para o interior do automóvel.
  •  O transporte de crianças encontra-se regulamentado no artigo 55.º do Código da Estrada. As crianças com idade inferior a 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura, transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por um sistema de retenção homologado, adaptado ao seu tamanho e peso.

Grupo
Peso
Idade aproximada
Posição da cadeira
Lugar
 0 
 Até 10 Kg
 Até 1 Ano
 VT
 BF* ou BT
 0+ 
 Até 13 Kg
 18-24 Meses
 VT
 BF* ou BT
 I 
 9-18 Kg
 1-4 Anos
 VT ou VF
 BF* ou BT
 II 
 15-25 Kg
 3-6 Anos
 VF
 BF* ou BT
 III 
 22-36 Kg
 5-12 Anos
 VF
 BF* ou BT
VT - Voltado para trás; VF - Voltado para a frente;
BF - Banco da Frente (*se não tiver airbag); BT – Banco de trás

Note que o transporte de crianças até aos 12 anos e menos de 150cm de altura deve, preferencialmente ser feito no banco de trás, salvo se a criança tiver:
  •   Idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para trás, no banco da frente, não podendo, neste caso, estar activado o airbag;
  •  Idade igual ou superior a 3 anos e o veículo não dispuser de cintos segurança no banco de trás ou este seja inexistente;
 “Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos”.

Em alguns automóveis não é possível, por falta de espaço, instalar 3 SRC no banco de trás. Por isso, se houver necessidade de transportar três crianças com idade inferior a 12 anos e menos de 150cm de altura, ao mesmo tempo, pode, a criança de maior estatura ser transportada sem SRC, utilizando o cinto de segurança e nas seguintes condições:
  • Altura de pelo menos 135 cm - usar preferencialmente o cinto de segurança de 2 pontos de fixação, e se não houver cinto de 3 pontos;
  • Altura inferior a 135 cm - usar o cinto de segurança, evitando que a precinta diagonal fique sobre o pescoço da criança (coloque-a atrás das costas e nunca por debaixo do braço, de modo a que só fique utilizável a precinta subabdominal).
 “O incumprimento desta lei determina o pagamento de uma coima por cada transporte indevidamente. A inobservância da lei é considerada uma infracção grave e pode ser determinada a inibição de conduzir e até, em casos extremos, a cassação do título de condução”.
  

terça-feira, 19 de março de 2013

Blazer v6 4.3 dificuldade na partida





O carro chegou na oficina falhando muito e com muita dificuldade de funcionar depois das verificações básicas percebi que dois dos seis bicos injetores tinham parado de funcionar,





 foram trocados mas mesmo assim o motor tinha dificuldade de funcionar ao medir a pressão da bomba vi que a mesma estava com 3,2 bar de pressão quando o correto era estar com no minimo 4,0 bar
após a troca da bomba e dos bicos o carro voltou ao seu funcionamento normal
Obs: se a bomba de combustivel não tiver pressão de 4,0 bar os bicos injetores não abrem o carro não pega só no WD 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Noticias


Volvo lança sistema que detecta ciclistas e freia carro sozinho

 Radar e câmera combinados percebem manobras arriscadas.
Marca sueca já havia lançado modelo com airbag para pedestres.

 A Volvo reservou ao Salão de Genebra, que segue até este domingo (17) o lançamento do que descreve como o primeiro sistema do mundo de detecção de ciclistas, que freia o carro sozinho em situação de risco. Ele estará disponível nos modelos V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80 models a partir de meados de maio.

  No ano passado, a marca sueca já havia lançado o sistema de detecção de pedestres, em 2010, e primeiro carro com airbag para pedestres, o Volvo V40, em 2012, que chegou a exposto no Salão de São Paulo, em outubro passado.

  Agora, o novo pacote de segurança será chamado Detecção de Ciclista e de Pedestre, com frenagem automática total. Todos os carros que já tinham o sistema que alertava para pedestres poderão completá-lo, com o de ciclistas.

  Segundo dados divulgados pela Volvo, cerca de metade dos ciclistas mortos em acidentes na Europa colidiram com carros. No sistema da montadora, há um radar instalado na grade frontal dos modelos e uma câmera na frente do espelho retrovisor interno, ambos ligados a um controle central.

 A função do radar é detectar objetos na frente do carro e a distância entre ele e o automóvel. A câmera de alta resolução determina de que tipo de objeto se trata, mesmo que o objeto esteja se movendo. Um dos exemplos de situação coberta pelo sistema, segundo a Volvo, é o caso de um ciclista, circulando na mesma pista, cruzar de repente na frente do carro. Na iminência da colisão, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo.

A frenagem automática depende de que tanto o radar e a câmera confirmem para a central eletrônica a existência desse objeto. A tecnologia também considera outros veículos que estejam na mesma pista.


Dica: corsa 1.0 2005 falha intermitente e perda de força




O veiculo andava muito bem de repente, começou a falhar até perder aceleração e força 
   
a falha aparentava ser no sensor de borboleta  mas depois de feitos todos os reparos possiveis de injeção ,chegamos ao aterramento feito junto ao motor de partida .
esse cabo foi retirado e colocado no bloco do motor . problema resolvido e cliente satisfeito.  

domingo, 10 de março de 2013

Como Renovar CNH



Veja o passo-a-passo para renovar sua CNH

Detran-SP enviará cartas aos condutores para avisar sobre vencimento da carteira de habilitação
1. Faça o pré-cadastro gratuitamente no site do e-CNHsp do Detran.SP (www.e-cnhsp.sp.gov.br; para o interior acesse interior.e-cnhsp.sp.gov.br). Selecione a opção "Renovação", preencha os campos com os dados pessoais, agende data e horário para realizar a coleta biométrica e confirmação do pré-cadastro


2. Com o protocolo de agendamento em mãos, compareça, na data e horário marcados, à unidade de atendimento escolhida portando os documentos necessários, conforme o local escolhido no agendamento. A lista está disponível no portal do Detran.SP ou do Poupatempo


LEIA TAMBÉMDetran-SP enviará cartas alertando vencimento de CNH

3. Em seguida, realize o exame médico em uma clínica credenciada (R$ 60,85). Taxistas precisam fazer também o exame psicotécnico (R$ 70,99)


4. Pague a taxa de Renovação da CNH nos bancos credenciados: R$ 30,43 para retirar o documento na unidade em que o solicitou; ou R$ 41,43 para recebê-lo via Correios no endereço cadastrado junto ao Detran-SP


5. Retorne à unidade de atendimento com o resultado do exame médico - e psicotécnico, se for o caso - e o comprovante de pagamento para finalizar o procedimento


6. Retire sua habilitação renovada no local em que solicitou o serviço, no prazo informado pela unidade; ou aguarde o recebimento no endereço cadastrado em até sete dias úteis, caso opte pela entrega via Correios


Fonte: Detran-SP

11ª AUTOMEC 2013 16 a 20 de abril


A 11ª AUTOMEC - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços 

O ponto de encontro do setor de reposição, líder da América Latina. Em um único local, o mercado de resposição automotiva, apresenta na AUTOMEC inovações e soluções nas áreas de peças e sistemas, acessórios e tuning, reparação e manutenção, TI e gestão.

AUTOMEC é a plataforma ideal para promover produtos e serviços para um importante pólo gerador de negócios; uma ótima oportunidade para apresentar as tendências do mercado; excelente estratégia para impulsionar vendas; fortalecer a imagem da marca, qualidade e serviços; analisar concorrência; fidelizar e conquistar novos clientes; e estreitar relacionamento com o público comprador altamente qualificado, no âmbito nacional e internacional.

Automec
11ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços

Data: 16 a 20 de abril de 2013
Horário: Terça a Sexta das 10h às 19h - Sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP

ATENÇÃO:
 Ao participar da Automec, VISITANTES e EXPOSITORES estão cientes e concordam que fotografias e filmagens feitas durante o evento poderão ser utilizadas pelos organizadores para promoção do setor e do evento.

sábado, 9 de março de 2013

luz de injeção acesa e agora?



alguns chamam de luz do elecóptero , do submarino , aviãozinho ,torneirinha etc....
na verdade essa é a luz indicadora de anomalias no sistema de injeção eletrônica



calma não precisa se desesperar
quando ela acende significa que algum sensor ou atuador está fora do seu padrão de trabalho pode ser por varíos motivos desde combustível adulterado , mau contato em algum aterramento, mau uso do veiculo e até central eletronica danificada
caso ela acenda a unica maneira de saber o que está errado é através de um scanner ferramenta para diagnosticar falhas na injeção eletrônica
nesses casos o melhor a se fazer é procurar uma oficina mecânica especializada

válvula termostatica


Válvula termostática



A função do termostato consiste em impedir a passagem da água fria vinda do radiador controlando  a temperatura do sistema de arrefecimento. Utilizam-se dois tipos de termostato: o de fole (obsoleto) e o de elemento de cera. O primeiro é constituído por uma cápsula em forma de sanfona cilíndrica, de chapa de metal extremamente delgada, contendo um fluído volátil.

O termostato de elemento de cera compõe-se de um diafragma de borracha rodeado por cera e com uma haste em forma de lápis. A cera está contida numa cápsula estanque de latão em contato com a água. Enquanto a cera está fria, a válvula permanece fechada e a água não pode circular entre o radiador e o motor. Quando a cera aquece, derrete-se e expande-se, empurrando a cápsula para baixo, abrindo assim a válvula.

funcionamento 
quando ligamos o motor a água esta fria e a válvula está fechada vedando a passagem de agua do motor para o radiador quando a água do motor chega em aproximadamente 90° a válvula se abre fazendo assim uma troca de calor com a água do radiador que por sua vez através  de um interruptor térmico (cebolão) e uma ventoinha resfriam está água quente que estava no motor iniciando o ciclo novamente 

Cebolão

  


muitos mecânicos optam pela retirada dessa válvula.
o que acarreta alguns problemas 
*aumento do consumo de combustivel
*maior desgaste das peças moveis do motor
*maior cavitação e oxidação do cabeçote e do bloco do motor
*o carro trabalha com baixa temperatura em rodovias e auto 
estradas


em caso de mal funcionamento na válvula troque-a ao invés de deixar sem e use sempre aditivo.




sexta-feira, 8 de março de 2013

8 de março dia internacional das mulheres


A Mulher
Ó Mulher! Como és fraca e como és forte!
Como sabes ser doce e desgraçada!
Como sabes fingir quando em teu peito
A tua alma se estorce amargurada!
Quantas morrem saudosa duma imagem.
Adorada que amaram doidamente!
Quantas e quantas almas endoidecem
Enquanto a boca rir alegremente!
Quanta paixão e amor às vezes têm
Sem nunca o confessarem a ninguém
Doce alma de dor e sofrimento!
Paixão que faria a felicidade.
Dum rei; amor de sonho e de saudade,
Que se esvai e que foge num lamento!
(Florbela Espanca)
Parabens!!!!!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Novo Prisma 2013






A Chevrolet divulgou em seu site os preços do novo Prisma, como ela chama o sedã derivado do Onix. Ele custará a partir de R$ 34.990, valor que corresponde à versão de entrada, LT com motor 1.0. A versão intermediária, LT com motor 1.4, sai a partir de R$ 39.090 e a topo de linha, LTZ 1.4, de R$ 45.990. Os valores foram confirmados pela marca.Veja abaixo detalhes das configurações.





LT 1.0 (R$ 34.990)
Sensor de estacionamento, direção hidráulica, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), ajuste de altura do banco do motorista, duplo airbag (motorista e passageiro), travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, abertura elétrica do porta-malas, chave-canivete, vidros elétricos nas portas dianteiras com subida com um toque (one touch), abertura e fechamento automático dos vidros, alarme, regulagem de altura da direção, retrovisores na cor do veículo e dobráveis, rodas de 14 polegadas. Opcional: sistema MyLink de conectividade.

LT 1.4 (R$ 39.090)
Inclui ainda retrovisor interno com regulagem dia e noite, lanternas traseiras com lente escurecida e rodas de aço de 15 polegadas.
LTZ 1.4 (R$ 45.990)
Inclui ainda sistema MyLink de conectividade, faróis de neblina dianteiros, vidros traseiros e retrovisores com controle elétrico, computador de bordo e rodas de alumínio de 15 polegadas com pintura escurecida. Opcionais: câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, banco de couro, pedaleira esportiva, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue.


Sobre os motores
O motor 1.0 rende 80 cv a etanol e 78 cv a gasolina, e 1.4, 106 cv a etanol e 98 cv a gasolina. A transmissão manual de cinco velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada nos modelos Onix e Cobalt.
De acordo com a montadora, o torque máximo, com etanol, da versão 1.0 é de 9,8 kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9,5 kgfm quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. A velocidade de 0 a 100km/h é atingida em 13s (etanol) e 12,7s (gasolina). Já a opção 1.4 tem torque máximo, com etanol, de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e 13,0 kgfm quando alimentado com gasolina. Abastecido com etanol,Prisma vai de 0 a 100 km/h em 10,7s (etanol) e 12s (gasolina). Tanto na versão 1.0 quanto na 1.4, a velocidade máxima é de 180 km/h.

70 mil estações de rádio e mapa de lazer
Entre as novidades para o modelo, a GM destaca o avanço do sistema multimídia MyLink, que traz novos aplicativos como o TuneIn e e BringGo. Com o primeiro, é possível que usuários sintonizem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo via Internet. O aplicativo permite a pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical ou categoria (música, esporte, noticias, etc.).


Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo que além de mapas 3D apresenta atualização do trânsito em tempo real. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros.
GM Chevrolet Prisma LTZ (Foto: Divulgação)GM Chevrolet Prisma LTZ (Foto: Divulgação)
Os usuários que desejarem utilizar os aplicativos precisam fazer o download do aplicativo em um smartphone compatível com o MyLink, através de lojas como App Store e Google Play. O MyLink faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros.
Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.

Vendas altas
A General Motors tentou guardar segredo sobre o carro e, no começo deste mês, divulgou uma foto estilizada. “O desafio era dar personalidade ao produto com traços tradicionais de um sedã alinhados a cortes esportivos e joviais. É o que podemos chamar de um Sport Sedan”, explicou Carlos Barba, diretor de design da GM América do Sul.
GM Chevrolet Prisma LTZ (Foto: Divulgação)Painel do Prisma LTZ (Foto: Divulgação)
Desenvolvido a partir da mesma arquitetura de modelos como Sonic, Cobalt, Spin e Onix, o Chevrolet Prisma 2013 tem as características fundamentais do DNA global da GM. O novo sedã compartilha algumas dimensões do Chevrolet Onix como entre-eixos (2,52 m) e largura (1,7 m), porém é pouco mais de 30 centímetros mais comprido, com 4,27 m. O porta-malas tem 500 litros de capacidade. 

“O lançamento do Chevrolet Prisma 2013 consolida um dos mais importantes planos de investimentos dos 88 anos de história da GM no Brasil. Foram mais de R$ 5 bilhões empregados na renovação da linha de produtos e na ampliação e modernização de nossas fábricas.O Complexo Industrial de Gravataí é hoje o maior da América do Sul e o sucesso do Onix nos permite antecipar uma trajetória vitoriosa para o novo sedã compacto”, destaca o presidente da GM América do Sul e GM do Brasil, Jaime Ardila.

terça-feira, 5 de março de 2013

um pouco sobre velas de ignição

As velas de ignição ,são responsáveis por produzir centelha (faísca)
dentro dos cilindros



As velas de ignição gastas podem acarretar diversas falhas ao motor 
*perda de potencia 
                      *falha em baixas ou altas rotações
                      *consumo elevado de combustível 
              *pre ignição (motor grilando)
        *dificuldade nas partidas
diferenças de uma vela gasta e uma nova


Veja alguns defeitos que as velas podem apresentar e as principais causas:
1 - Normal - O pé do isolador apresenta-se amarelo-cinza ou marrom claro. Motor em boas condições - índice térmico da vela correto.


2 - Fuliginosa (carbonização seca) - O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela ficam cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada seca. A principal causa é a mistura rica de ar/combustível.


3 - Resíduos leves de chumbo - Resíduo amarelo-escuro no isolador. O pé do isolador coberto com uma fuligem amarelo-clara de aspecto fosco e brilhante. Causado por aditivos antidetonantes no combustível.


4 - Resíduos ou impurezas - Camada cinza grossa no pé do isolador, na camada de aspiração e no eletrodo-massa, de estrutura fofa e cheia de escórias. As causas são aditivos do óleo e do combustível que deixam resíduos na câmara de combustão e na própria vela.


5 - Superaquecimento - Eletrodo central fundido parcialmente. Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência de uso de vela muito quente


6 - Eletrodos central e massa fundidos - Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente.


7 - Desgaste excessivo do eletrodo central (erosão) - acontece quando passa do tempo de fazer a revisão recomendada para a troca.


8 - Desgaste excessivo dos eletrodos massa e central (corrosão) - causados por presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante.


9 - Pé do isolador trincado - causado por pressão no eletrodo central como conseqüência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga.


10 - Mancha corona - Surgimento de uma mancha escura no isolador cerâmico da vela de ignição. É causado por aderência de pequenas impurezas à região do isolador junto à carcaça, formada por conta de um campo elétrico próximo à extremidade de um condutor sobrecarregado.


GRAU TÉRMICO

Toda vela tem a função de dissipar calor através dessa dissipação é dado o grau térmico de cada vela

Quanto maior for a dissipação de calor mais fria a vela será .

TIPOS DE VELAS


velas de iridium 



Melhora na combustão através da melhor ignibilidade

A nova vela de ignição NGK IRIDIUM IX com corte cônico no eletrodo lateral e com eletrodo central fino, minimiza o efeito extintor e permite uma excelente expansão da chama durante a combustão.
Eletrodo central com 2 degraus
A vela NGK IRIDIUM IX possui um eletrodo central patenteado com dois degraus, proporcionando uma melhor característica de anti-carbonização sob todas as condições de funcionamento do motor. Os dois degraus do eletrodo central facilitam uma microdescarga secundária que queima o carvão depositado assim que ele se forma.
Redução da voltagem requerida

O eletrodo central fino e o corte cônico do eletrodo lateral aumentam a força do campo elétrico formado na região da folga, reduzindo a voltagem requerida para o início da centelha. Obtém-se assim, uma melhor partida a frio e respostas mais rápidas durante a aceleração.




multiplos eletrodos
Múltiplos Eletrodos
São velas com dois, três ou quatro eletrodos laterais, o que proporciona alta durabilidade e menor possibilidade de falhas.
Além disso, possuem um resistor que visa reduzir (atenuar) a interferência eletromagnética (RFI).